Pasar al contenido principal

125 presencia teresiana en Santo Tirso (Portugal)

Aniversario 125 en Santo Tirso

El pasado 10 de enero se iniciaron las celebraciones del 125 aniversario. La hermana Amélia Martins, Delegada provincial de la Provincia Teresiana de Europa, pronunció unas entrañables palabras en el acto inaugural que ayudan a conocer la historia y lo vivido durante este tiempo en Santo Tirso:

OLHAR O PASSADO… PROJETAR O FUTURO.

“Celebramos hoje 125 anos de PRESENÇA TERESIANA em Santo Tirso, com júbilo e em ação de graças. Esta celebração tem um sentido profundo de reconhecimento e gratidão a todas e a todos os que com a sua dedicação, entrega e paixão, tornaram possível a construção desta história coletiva; feita de retalhos de vida: de irmãs, professores, funcionários, alunos, famílias, amigos… que acalentaram o SONHO de Santo Henrique de Ossó, tornando possível a concretização da missão de conhecer e amar a Jesus tornando-o conhecido e amado, ao estilo teresiano em terras de Portugal e em Santo Tirso.

Esta fundação, iniciou sob a invocação de Nossa Senhora do Carmo, com uma escola paroquial; uma obra social com externato, aulas gratuitas, escola dominical e distribuição de sopa aos pobres… projeto grandioso para a época! Contudo, rapidamente as irmãs se viram forçadas a partir em êxodo para o Brasil devido às obrigações do Portugal Republicano que expulsou as Ordens Religiosas. Mas a semente que caiu à terra estava a germinar, qual peregrinação interior, no silêncio e na espera… e Nasce de novo, Renasce em 1936 com todo o vigor, com o nome de Colégio de Santa Teresa de Jesus, graças à generosidade e petição de antigas alunas… Foi preciso vencer muitos desafios mas não faltou a audácia, a resiliência, a convicção e a criatividade para que a missão educativa teresiana em Santo Tirso fosse de novo uma realidade.

Hoje, fazemos MEMÓRIA AGRADECIDA para, recordar o vivido e com o coração deixar que brote um sincero agradecimento para reconhecer como bênção muitas pessoas, rostos plenos de vitalidade, acontecimentos, contratempos, dificuldades e sofrimentos que nos ajudaram a crescer e a construir este projeto educativo.

Fazemos parte do passado porque construímos esta história; temos uma tradição ancorada numa forte espiritualidade teresiana; fazemos parte do presente e trazemos inovação querendo responder aos desafios educativos da sociedade atual; e fazemos parte do futuro através das crianças e dos jovens porque com eles, tentamos promover uma nova cidadania democrática, intercultural, e um mundo mais justo e solidário…

Hoje, o Colégio de Santa Teresa de Jesus, continua a ter como missão a formação humana e cristã dos seus alunos, em fidelidade aos valores do Evangelho e uma preparação académica séria e exigente em que o trabalho se considera essencial para um bom desempenho. Fá-lo em comunidades educativas que aprendem, com uma metodologia de ação-reflexão-ação. A pessoa está no centro do processo educativo e o aluno é o protagonista da sua aprendizagem. É uma escola que vê na educação uma oportunidade para “ (…) a formação de pessoas, homens e mulheres, sujeitos de encontro; formados integralmente - mente e coração; com espírito crítico, corresponsabilidade e cooperação; transformadores sociais - cidadãos enraizados na própria cultura com abertura ao mundo global, conscientes da sua identidade e pertença, criadores de cultura solidária e de paz.” (Proposta Educativa Teresiana, IV. Líneas Maestras, 2)”.

Hoje o Colégio tem como desafio, dar continuidade e sustentabilidade a este sonho da educação teresiana, alicerçada na inovação, na reinvenção… cuidando, ajudando a crescer juntos, educandos e educadores porque somos conscientes que estamos a construir os pilares fundamentais do presente que já é o futuro.

Hoje, os educadores teresianos, irmãs e leigos em missão partilhada, queremos renovar o nosso compromisso na ação educativa neste Colégio, inserido na cidade de Santo Tirso que sempre nos acolheu de braços abertos com tanto amor, dedicação e entrega.

Votos de muitas felicidades às irmãs, aos alunos e às suas famílias, aos professores, aos funcionários, à direção e a toda a comunidade educativa do Colégio Santa Teresa de Jesus, encarnação da presença teresiana, em Santo Tirso, hoje.

Santo Tirso, 10 de janeiro de 2022

Amélia Martins, Stj, Delegada Provincial

Archivo de vídeo